domingo, 25 de outubro de 2015

Pãezinhos de Abóbora para o Halloween/Santinhos/Pão por Deus

Fica aqui a minha sugestão para o Halloween/Dia de todos os Santos/Pão por Deus.

Nada como um pão do tipo brioche em forma de abóbora para celebrar esta época, e uma ideia divertida para os mais novos.


Deixo-vos a receita.

Pãezinhos de abóbora
Adaptado de Beyond Kimchee

Faz cerca de 30 (varia consoante o tamanho dos pães)

Ingredientes:

3/4 chávena leite aquecido
125g de puré de abóbora (eu cozi abóbora até ficar em puré)
1/3 chávena de açúcar amarelo
1/3 chávena de açúcar branco
120g manteiga
1 ovo
1 colher de sobremesa de sal
1 saqueta de fermento de padeiro em pó (+-11g)
1/4 chávena água a ferver
+- 5 chávenas de farinha


Preparação:

1. Juntar a manteiga ao leite bem quente para que a manteiga derreta ao misturar.
2. Numa tigela misturar os açúcares com o puré de abóbora e o sal.
3. Misturar o fermento com a água a ferver e deixar actuar por uns minutos.
4. Em seguida, misturar a manteiga e o leite com o preparado do puré.
4. Depois, adiciona-se a água com o fermento ao preparado anterior.
5. Por fim, junta-se a farinha aos poucos e amassa-se até que a farinha despegue da tigela e das mãos.
5. Deixa-se a massa levedar num sítio morno e húmido por uma hora.
6. Depois de levedar, tende-se a massa em bolas pequenas e faz-se 8 cortes em volta para ficar com a aparência de abóbora. Coloca-se um noz no meio fazendo pressão para dar a ilusão de ser o caule da abóbora.





7. Deixa-se levedar por mais 45 minutos. Pincela-se com a gema de ovo e leva-se ao forno a 180º , +- 10 minutos.(Depende do tamanho dos pães)

Finalmente, desfrutar destes pãezinhos deliciosos, de preferência com manteiga, ou compota...

Happy days! :)






segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Sobremesa 3 sabores - chocolate, caramelo e bolacha

Mais um fim de semana chuvoso e nada como um sofá, uma manta e uma sobremesa que nos enche a alma para celebrar este Outono...



Queria fazer algo diferente, mas não queria fazer propriamente uma tarte...então após várias pesquisas e ideias decidi fazer uma sobremesa em camadas que me lembra-se uma tarte...e porque não "descontruir" a tarte?






Aqui vai a ideia

Camada base: um bom toffee ou caso queiram que seja rápido leite condensado cozido substitui na perfeição.

Camada do meio: bolacha moída, utilizem a bolacha que mais gostarem.

Camada Superior: mousse de chocolate, a que preferirem, instantânea ou caseira; eu fiz caseirinha que é a que gosto mais.

E voilá, em vez de termos uma tarte de chocolate e caramelo, temo uma sobremesa em camadas :)

Façam quantas camadas quiserem, eu fiz apenas três, a taça também era curta.


Espero que gostem da ideia.

Até breve! :)

domingo, 4 de outubro de 2015

Um dia chuvoso...e um bolo de maçã...puro conforto!

Tenho andado um pouco distante do blog...mas agora que estou de volta quero mostrar-vos algumas das receitas simples, fáceis e que nos trazem conforto nestes dias frios que começam a aparecer...

Começo por este delicioso bolo de maçã que acompanhado com um moscatel, num dia cinzento e chuvoso, não poderia ser mais reconfortante!


 Se estão à procura de um bolo extra húmido e com um toque suave de canela e moscatel, este é o bolo perfeito!

Receita:

4 maçãs granny smith
4 ovos
125ml óleo
250g de farinha com fermento
125g açúcar branco
125g açúcar amarelo
1 colher de sobremesa de canela
nozes q.b.

1. Prepare as maçãs ao vosso gosto.
2. Unte uma forma de pão com manteiga e polvilhe com farinha (eu utilizei papel vegetal, mais prático!)
3. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
4. Bata os ovos, com o açúcar e o óleo até ficar uma massa esbranquiçada.
5. Em seguida, adicione a farinha e a canela.
6. Por fim, a maçã e as nozes apenas para envolver.
7. Deite o preparado na forma e leve a cozer por aproximadamente 40 min.
8. Retire o bolo e deixe arrefecer um pouco e regue com moscatel de Setúbal.

Deliciem-se...






domingo, 31 de maio de 2015

Um dia único e especial...Casa de Montezelo

Já passaram 9 meses e um dia que este foi um momento único e especial nas nossas vidas...queria partilhar convosco o local pelo qual nos encantámos à primeira vista...a Casa de Montezelo!




A simplicidade e graciosidade do espaço e da sua anfitriã Margarida Pamplona conquistaram-nos logo desde o primeiro momento..





O músico um autêntico Caetano Veloso...e a comida...dos Deuses!






Imaginem uma bossa nova a tocar com uma variedade enorme de entradas (as inesquecíveis espetadas de uvas queijo e manjericão) sempre a sair...chá frio, limonada e bebidas frescas a acompanhar num verdadeiro dia de Verão a fazer lembrar o alentejo, em pleno Rio Tinto!


Como pratos principais escolhemos sopa branca (uma sopa que é tradição da família Pamplona) e bacalhau com broa...incrivelmente úmido e saboroso, com um acompanhamento que nos surpreendeu...couves de Bruxelas...as melhores que já alguma vez comi!




No seguimento do almoço contámos com uma grande variedade de sobremesas...e claro a cereja no topo do bolo....o bolo de casamento e "Se eu não te amasse tanto assim" a acompanhar! Bolo de amêndoa recheado com ovos moles e coberto com chantilly caseiro...feito pela D. Margarida. Confesso que ainda sonho com este bolo, super úmido e delicioso!







Foi sem dúvida uma dia muito especial e no sítio ideal...Estão a pensar casar? Casa de Montezelo pois então!       


domingo, 29 de março de 2015

Amarelo Torrada...curiosos?

Desta vez venho falar-vos de um sítio no qual eu me sinto muito bem cada vez que por lá passo...Amarelo Torrada...ora pois, então! Tal como, apregoam é sem dúvida o sítio onde se come a melhor torrada da baixa! Já experimentei as variedades todas! Desde o chiabata, ao de cereais, passando pelo de nós e até mesmo pelo de avelãs, confesso que não consigo eleger a melhor torrada, pois a qualidade do pão é bastante elevada! E claro, o acompanhamento é um mimo...a torrada já vem barrada com manteiga e ainda temos três opções para barrar a torrada que vão variando, desde compotas, a mel e nutella! Bem o espaço é delicioso, muito cousy! Sabe tão bem ficar por lá, sem pressas, a ler uma revista...muito tentador!! :) Para além das torradas, há também uma grande variedade de tostas e de sugestões para brunchs, ou almoços.



Ora, numa das tardes em que fui, estava eu de volta da minha torrada quando me deparo com um artigo do José Luís Peixoto e de repente em plena baixa do Porto senti-me em Galveias...fui transportada através da sua escrita e das minhas memórias das corridas de carnaval para o largo do Terreiro...foi um momento único! 


Sem dúvida, que mais tardes como esta me esperam no Amarelo Torrada! ;) 

sábado, 28 de março de 2015

terça-feira, 3 de março de 2015

Bolo de chá preto, maçã e marmelada

Não imaginam a delícia de bolo que é! Mais uma idéia da D.! O doce da marmelada em contraste com o sabor do chá preto torna-se um pequeno, grande prazer! A maçã torna o bolo extremamamente húmido! Resultado, uma combinação excelente e perfeita para a hora do chá! Querem experimentar? Segue em baixo a receita! 




Bolo de chá preto, maçã e marmelada 
Adaptado

Ingredientes
3 ovos
1 + 1/2 copo de açúcar
1/2 copo de óleo
1/2 cálice de conhaque
1/2 copo de chá preto forte e quente
2 copos de farinha
1 tsp fermento
2 maçãs picadas
1/2 chávena marmelada aos cubinhos

Bate-se os ovos com açúcar até duplicar de volume. De seguida, adiciona-se o óleo, o conhaque, a farinha e o fermento. Por fim envolve-se a maçã e a marmelada que foi passada por farinha (para que os cubinhos não afundem). Coze a 150º aproximadamente 50 minutos.

Bom apetite!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CASINHA Boutique Café

Quem passa pela Avenida da Boavista tem como paragem obrigatória a CASINHA Boutique Café! Um ambiente muito cosy, uma esplanada fantástica para os dias mais quentes nas traseiras, várias soluções de menu e uma quantidade equilibrada de produtos diferentes. Bom, há já algum tempo que queria vir até este espaço e confeço-vos que superou as minhas expectativas! Como fui no final da manhã optei por uma tosta de salmão fumado com queijo creme, pesto e rúcula...divinal!!! A harmonia dos produtos de óptima qualidade fizeram desta tosta um grande deleite! Para acompanhar uma resfrescante morangada. Gostei da particularidade de existir uma estante onde podemos ir buscar as palhinhas para a bebida e os pacotes de açúcar, sem dúvida original neste tipo de espaços! Se tiverem oportunidade não deixem de visitar..sim porque eu tenho de voltar para experimentar os diversos cheesecakes e gelados! :)



  

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Panquecas saudáveis

Ontem foi o Dia Mundial das Panquecas! É claro que eu não ia deixar esse dia passar em branco! Fiz panquecas saudáveis, sim porque a minha vida não é só doces, tem que se pensar também em manter um modo de vida saudável e a alimentação é muito importante! Por isso deixo-vos a receita das minhas panquecas saudáveis. Gosto de fazer esta receita quando preciso de um lanche, ou pequeno-almoço, mais reforçado para me preparar para fazer exercício físico. Espero que gostem!





 Panquecas
 
Ingredientes:

1 chávena de farinha integral (ou flocos de aveia moídos)
1 chávena de leite (ou água se quiserem menos calórica)
1 ovo (ou 2 claras)
 sal q.b. 
Fruta a gosto

Mistura-se tudo e coloca-se a massa num frigideira com um pouco de gordura. O tamanho fica ao vosso gosto! Depois é só colocar fruta sobre as panquecas (no meu caso adicionei elderflower para dar um gostinho aos morangos.) Fácil não é?

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Sugestão de Dia dos Namorados

Não sabe que surpresa fazer ao seu (sua) mais que tudo no Dia dos Namorados? Aqui fica a sugestão Brownie de Caramelo e Bacon...parece estranho não é? Mas é do outro mundo!!!! O salgado do bacon em conjunto com o caramelo realçam o sabor do chocolate deste Brownie chocolatíssimo!! Experimentem, um idéia diferente para este dia tão especial...depois contem-me se gostaram!!! 




Brownies de Caramelo e Bacon


Adaptado de David Lebovitzs

1/2 lata de leite condensado cozido
1 fatia de bacon

85g margarina com sal
225g chocolate negro 70% cacau
190g açúcar
2 ovos
65g farinha

Comece por fritar as fatias de bacon num frigideira sem adicionar gordura! Quando estiverem crocantes retire-as e deixe arrefecer para depois cortar em pequenos pedaços. 

Para o Brownie basta derreter a margarina com o chocolate (no microondas ou em banho maria, como preferir). 
De seguida bater os ovos com o açúcar e adicionar o chocolate e a manteiga. Por fim, junta-se a farinha e envolve-se bem.
 Num tabuleiro quadrado de 20cm deita-se metade do preparado. 
Depois, abre-se a lata de leite condensado cozido mexe-se muito bem e adiciona-se os bocadinhos de bacon ao mesmo. 
Espalha-se essa mistura sobre o tabuleiro já com metade da massa do Brownie a gosto (eu prefiro deitar bocados separados, mas façam ao vosso gosto) e deita-se a restante massa sobre o "caramelo". 
Leva-se ao forno a 180º durante +- 30 minutos. Retira-se do forno e deixa-se arrefecer e por fim, corta-se em quadrados.

Feliz dia dos Namorados! :)  

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Bolo de aniversário

Aqui fica mais um bolo de aniversário. Constituído por massa de chocolate, recheio de frutos vermelhos e coberto com ganache de chocolate de leite e pepitas de chocolate negro. O contraste do chocolate com um recheio de frutos vermelhos torna o bolo bem mais leve!



 

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Bolo de iogurte

Uma receita tão simples mas que faz parte do dia-a-dia dos portugueses...pois é, Bolo de Iogurte. A minha receita é igual a tantas outras com um pequeno truque adicional: com o bolo morno acabado de fazer costumo "regá-lo" com um sumo que tenha em casa...e o resultado é o nosso bolo preferido extra húmido!!!!




Fica a receita para testarem :)

Bolo de Iogurte: (Para um forma grande)
 
4 ovos;
1 iogurte de aromas (o sabor que preferirem)
Medida do iogurte:
3 copos de açúcar;
1 copo de óleo;
3 copos de farinha de trigo;
1 colher sobremesa de fermento em pó

Bate-se os ovos com o açúcar, de seguida adiciona-se o iogurte e envolve-se bem.Adiciona-se o óleo ao preparado anterior e mexe-se bem e, por fim, a farinha e o fermento em pó. Coze a 180º durante 30 minutos. E não se esqueçam do truque do sumo!!!  
Bom apetite! :)


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Tarte de maçã

Deixo-vos aqui uma sobremesa super simples e fácil de fazer com um aspecto maravilhoso e que impressiona em qualquer jantar de amigos ou família. Cá vai:

- Uma base massa quebrada de compra;
- Creme de pasteleiro de compra;
- 2 Maçãs grandes;
- Limão, açúcar e canela q.b.

E voilá é só compôr a tarte! Dispõe-se a massa na tarteira, em seguida o creme de pasteleiro e, por fim, a maçã a gosto polvilhada com açúcar e canela. Vai ao forno a 180º +- 20 min e já está! 
 P.S. O limão deita-se sobre a maçã para esta não oxidar.






Bom apetite!! :)

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Cobbler de pêssego

Nestes dias frios, sabe mesmo bem um conforto como este! A D. falou-me no cobbler de frutas e eu já nem me lembrava bem do que se tratava, mas lá decidimos fazer. Uma camada de fruta no fundo, no nosso caso pêssegos e, uma espécie de massa de bolo por cima que fica com uma crosta crocante( há vários tipos de receitas, pode ser também um crumble por cima ou até uma massa quebrada só para que a fruta asse coberta) ...tudo isto quentinho acabado de fazer...digo-vos é do outro mundo! Ficam as imagens para fazer um pouco de inveja, porque este já era! :)



  

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Pastelaria Alcôa

“Quem passa por Alcobaça, não passa sem lá voltar…”




E eu não sou exceção à regra, não há ano que não passe por lá, mas desta vez passei não só para passear junto ao Mosteiro mas, também para visitar a Pastelaria Alcôa. Conceituadíssima no que toca à doçaria tradicional, estava ansiosa para deitar o dente a algumas das suas iguarias. 





Acabamos por decidir provar os tão galardoados pecados: o pastel de nata, o torresmo do céu, a encharcada e o ovo do paraíso. 

Bem, bem, bem...nem sei por onde começar....pelo principio portanto! :) Comecei pelo pastel de nata, que não é à toa que foi considerado o melhor pastel de nata de 2014...a massa super crocante e um creme delicioso que nos faz querer mais e mais! O Torresmo do céu, foi uma surpresa para mim, também ele premiado como 1º Prémio na Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais de 2012, cuja massa crocante e caramelizada em conjunto com o recheio divinal de amêndoa e ovos são um conjunto comer e chorar por mais. O Ovo do paraíso...parece realmente saído do paraíso, uma vez mais, a harmonia entre o crocante e um recheio super húmido. Finalmente, The last but not the least a encharcada, só tenho uma palavra MARAVILHOSA!!! Adorei!...enfim, só aqui, estão 5 razões para voltar a Alcobaça...mas a montra estava recheada de muitas mais razões :)