sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Natal...

Mais um Natal a chegar...para mim desde há alguns anos que o Natal tem um significado diferente. Sempre foi símbolo de união e de estar com a família, mas há sempre menos uma pessoa à mesa...uma ausência que não se consegue recuperar...e a forma como tento confortar de alguma forma os meus, tem sido através da comida, particularmente através da doçaria que a minha avó A. tanto me ensinou. As memórias que tenho dela são de horas passadas na cozinha a ajudar a preparar uma mesa inteira de maravilhosas iguarias e a tentar absorver tudo o que me estava a ensinar...Durante estes anos tenho feito as suas receitas como forma de a sentir presente nestes dias.. 

A mesa enche-se de filhoz e azevias, migas doces, farófias da mamã e o arroz doce do tio A. não pode faltar!!

Mas os meus Natais tendem a ser diferentes quase todos os anos ...e mais uma vez é diferente...e então pensei em combater essa diferença com uma receita diferente: rabanadas em calda de vinho do Porto para que um pouco do Porto (que já faz parte de mim!) chegasse até ao alentejo/ribatejo.
Confesso que prefiro as rabanadas às fatias douradas. O facto das rabanadas serem bastante húmidas faz toda a diferença a meu ver. O sabor indescritível a Natal e o doce do vinho do Porto em conjunto tornam esta iguaria uma das sobremesas desta época do ano que mais gosto. E vocês também gostam? :)  





Um feliz e santo Natal!

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário