segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A simplicidade de uma Tarte de Pêra

Com os dias de Outono a avançarem, os frutos desta época começam a aparecer e as idéias para receitas com os mesmos surgem a velocidade da luz. Adoro os frutos de Outono...castanhas, dióspiros, romãs...adoro! Adoro! Então, comecei a pensar em fazer algo onde pudesse incluir a romã. E que melhor combinação do que pêra e romã! A receita da tarte é super simples...e muitas vezes a simplicidade é tudo! Como se costuma dizer..."Menos é mais!" :) A conjugação do crocante da massa folhada com o toque da canela e a textura da romã, fazem com que seja difícil resistir a este pequeno e simples prazer! Então aqui vai:

 Tarte de pêra e romã



 

Ingredientes:

(Para um tarte grande)

           1 massa folhada de compra
           2 a 3 pêras (dependendo do tamanho)
           açúcar amarelo e canela q.b.
           1 romã

Corte a pêra em fatias finas e disponha sobre a base de massa folhada. 
Polvilhe a tarte com a mistura de açúcar amarelo e canela.
Leve ao forno cerca de 15 minutos a 200º.
Por fim disponha os bagos de romã por toda a tarte.

Fácil, fácil!Não acham? 

domingo, 28 de setembro de 2014

Festa de Outono de Serralves...e uma nata!

Já há algum tempo que não vinha a Serralves e, assim que soube da Festa de Outono de Serralves nem pensei duas vezes!Bora lá!:) E deixem-me dizer-vos que esta iniciativa foi muito bem conseguida!
Um dia que começõu cinzento mas, as nuvens não tardaram a fugir ficando um fim de tarde de Outono muito agradável!
Por todo o lado, o laranja, o verde e o castanho predominavam...várias actividades para os míudos, balões coloridos para assinalar a festa...enfim, um pequeno paraíso mesmo no centro da cidade!






 Enquanto passeava pelas barraquinhas de comes e bebes deparei-me com Nata Lisboa (The world needs Nata), já tinha ouvido falar do conceito e, como estava curiosa resolvi experimentar...bem, são deliciosas!!! Uma massa super crocante, com um recheio muito cremoso com um toque leve de baunilha!! Concordo plenamente com o slogan deles, realmente o mundo precisa de conhecer esta maravilha de Portugal! E vocês já ouviram falar? 






Adoro o Outono...adoro as cores, adoro os frutos, os dias solarengos em que podemos passear, mas também os dias passados no sofá com um chá quente e uma mantinha..com tanta inspiração resolvi fazer uma receita mais dedicada a esta estação do ano...vejam no próximo post!!        

Beijinhos e partilhem por favor! :)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Tarte Banoffee

Para aproveitar os últimos cartuxos que o verão nos deixou, porque não uma tarte banoffee para um dia mais solarengo...Três camadas: banana, caramelo e natas, que combinação fabulástica!!
Muitos não apreciam banana na sobremesa, mas devo dizer-vos que esta tarte é viciante, é difícil comer apenas uma fatia! Um caramelo indulgente e cremoso em conjunto com a banana, a leveza das natas e por fim o crocante da base fazem com que cada colherada seja um prazer... ;)     



terça-feira, 23 de setembro de 2014

Bolo de aniversário vintage

A R. fez anos e claro não podia passar sem lhe fazer um miminho! Queria fazer-lhe algo bastante feminino e vintage e a inspiração levou-me a este produto final...




O bolo é constituído por pão-de-ló, chantilly e morangos. Que acham? A R. adorou! :)

domingo, 21 de setembro de 2014

Um fim de tarde para repetir!

Uma paisagem bucólica, uma paz enlouquecente e um manjar dos Deuses!!!



Um lanche ajantarado que começou com pataniscas de bacalhau bem quentinhas, panados de porco, pastelão de salpicão (ovos e salpicão uma excelente combinação!) e carne em vinha d´alhos acompanhada de um pão rústico frito em azeite de primeira qualidade, com um toque leve a alho...bem que coisa de outro mundo!

 
Por fim, uma posta mirandesa soberba!! Como sobremesa um dos melhores cremes queimados (leite creme na minha terra! :P) que comi em toda a minha vida!! Recomendo vivamente a Tasca do Valado em Mafómedes no Concelho de Baião. Vá e não se enganem no nome da aldeia! :P      


 




quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Feira do Livro e uma receita

A edição deste ano da Feira do Livro está no Palácio de Cristal e confesso que é bem mais praseiroso do que na Avenida dos Aliados. Folhear livros, passear pelos jardins, ao som de saxofone...foi uma tarde super relaxante!! Se tiverem oportunidade não deixem de ir, é até dia 21!


 



Claro que acabei por fazer umas compras, não resisti e acrescentei mais um livro do Jamie Oliver à minha colecção. :) Sou fã, adoro a sua simplicidade e a paixão que demonstra ao cozinhar!...Bem, resultado, não resisti a fazer uma receita! Tinha ainda xarope de flor de sabugueiro que a D. me trouxe de Londres, e umas nectarinas bem maduras, por isso, decidi fazer uma Gelatina de nectarinas com xarope de flor de sabugueiro e 7up, é uma sobremesa divertida para as crianças, uma vez que a gelatina retém as bolhas da 7up .

 Gelatina de nectarinas com xarope de flor de sabugueiro e 7up

 Adaptado de Dias Felizes com Jamie Oliver


 Ingredientes:
 (Para 12 formas de muffins de silicone ou copinhos)
 3 nectarinas (podem utilizar outro tipo de fruta, a receita original é com frutos vermelhos)
 5 folhas de gelatina
 140 ml de xarope de flor de sabugueiro (ou, Elderflower, é muito comum em Inglaterra, mas em Portugal é difícil de encontrar, podem sempre substituir esta quantidade por 7up também)
425 ml de 7up ( a receita original é com vinho espumante, fica a dica para quem queira uma gelatina mais adulta ;) )    
  1. Coloque a fruta nas forminhas e refrigere. Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
  2. Escorra a gelatina e coloque no tacho do xarope e leve ao lume, mexendo sempre até a gelatina e o xarope se fundirem. Deixe arrefecer por uns minutos.
  3. Misture a 7up e o xarope ( atenção, a 7up deve estar bem fresca para que o efeito das bolhinhas na gelatina se note!) e verta sobre a fruta.
  4. Leve ao frigorífico pelo menos 1 hora, até a gelatina prender.
  5. Para servir, mergulhe a forma em água quente e vire-a em cima de um prato. E voilá!   
Espero que gostem! :)         

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Porto...


Por isso há festa não há gente como esta
Quando a vida nos empresta uns foguetes de ilusão
Vem a fanfarra e os miúdos, a algazarra
Vai-se o povo que se agarra p’ra passar a procissão
E são atletas, corredores de bicicletas
E palavras indiscretas na boca de algum rapaz
E as barracas mais os cortes nas casacas
Os conjuntos, as ressacas e outro brinde que se faz

Vinho do Porto vou servi-lo neste cálice
Alicerce da amizade em Portugal
É o conforto de um amor tomado aos tragos
Que trazemos por vontade em Portugal

                                                                                                                    Carlos Paião



O Porto estranha-se e depois entranha-se..e em jeito de homenagem à cidade que me acolheu há já 5 anos (e pela qual estou apaixonada!) decidi fazer uns macarons de vinho do Porto. A minha cunhada D. adora estes meninos! Talvez porque a intensidade do chocolate acompanhada do toque delicado do vinho do Porto dão um sabor único que nos faz querer comer meia dúzia de uma vez!  

  

domingo, 14 de setembro de 2014

NOS em D´Bandada

Ontem foi dia de NOS em D´Bandada! 
O proposto era ouvirmos bandas que normalmente não pagaríamos para ver, gratuitamente, e assim foi! :)
A nossa tarde começou com os concertos do Quinteto de Metais da Orquestra sinfónica da Casa da Música e seguido do Coro da Casa da Música, tudo isto no Pátio da Reitoria da Universidade do Porto, mesmo no coração do Porto. E que agradável surpresa!! Foi um momento de descontração, reflexão e que subitamente foi subressaltado pelos aviões que durante toda a tarde nos divirtiram com loopings e acrobacias bem pertinho de nós.





Seguiu-se um hamburguer de morcela no Vira Lata,  um snack incrivelmente leve, húmido e delicioso composto por hamburguer de morcela rúcula e queijo da serra, num espaço bastante descontraído e "desencontrado".












Por volta das 20h30 decidimos viajar um pouco às nossas raízes e ouvir o Ricardo Ribeiro a cantar o tão nosso fado. Um concerto onde tivemos oportunidade de ouvir poemas de todo o país. Maravilhoso!



















Terminámos a nossa noite no Bamba Social  nas Galerias Paris com música brasileira pela noite fora!
Mas que banho de música!Adorei!Venham mais!

       

O começo...

Começa assim mais um desafio a que me propus...retratar o que me rodeia e o que me faz feliz...Adoro viver, adoro pastelaria, adoro comer, adoro captar pequenos pormenores que passam despercebidos no nosso quotidiano mas que podem ser tão belos...esta página surge como o poder exteriorizar um pouco todas as coisas que me fazem sentido e me fazem feliz! Espero que gostem... :)